Como criar uma mídia para reinstalar o Windows 10

Agora que já descrevi para vocês minhas primeiras impressões sobre o Windows 10 e pressupondo que se você chegou até aqui você já instalou o Windows 10 no computador e agora assim como eu parou e se perguntou, como criar uma mídia para reinstalar o Windows 10? Afinal de contas, você tem uma licença de uma versão antiga do sistema, e não possui um DVD, nem o pendrive fornecido pela Microsoft para fazer isso. O que fazer? Será necessário instalar o Windows 7 ou 8.1, para somente depois conseguir voltar para o Windows 10? Felizmente, a resposta para essa pergunta é, não. Você pode reinstalar o 10 direto, sem precisar voltar para uma edição anterior. Lembrando também que esse processo vale para criar uma mídia de instalação do Windows 7, 8, 8.1 e 10. 

Primeiramente precisamos verificar se sua instalação do Windows 10 está devidamente ativada. Podemos verificar essa informação seguindo as etapas demonstradas nas fotos a seguir.

Vá no menu Iniciar, ao abrir o menu digite Sistema e clique nele para abri.
Sistema

Depois na tela de Sistema do Windows, podemos verificar três informações:

  • Qual a versão do Windows que você está utilizando.
  • Qual a versão da arquitetura do seu Windows, se ele é 32 ou 64 bits.
  • E se o Windows está realmente ativado. Conforme imagem abaixo.

Não se esqueça de anotar essas informações, pois nos próximos passos desse tutorial vamos precisar delas.
Painel de Controle - Sistema


Você também pode verificar se seu Windows está ativado de outra forma, entre no menu Iniciar, digite Configurações.
Configurações


Clique em Atualização e segurança.
Atualização e segurança


Em seguida clique em Ativação. Verifique se a mensagem “O Windows está ativado” aparece ao lado do campo Ativação. Se sim, ótimo, podemos seguir.
Ativação

Se a mensagem diz que não está ativado, você pode esperar um pouco, ou forçá-la entrando no cmd.exe como administrador e digitando o comando slmgr.vbs /ato. Como os servidores da Microsoft estão com uma grande demanda devido ao lançamento do Windows 10, pode ser que seja necessário tentar algumas vezes até conseguir ou você pode esperar um pouco mais até passar essa grande demanda.

Depois de anotar qual versão do seu Windows, Home ou Pro e a sua arquitetura, 32 ou 64 bits, chegou a hora de avançar para o próximo passo e criarmos a mídia de reinstalação do Windows 10.

Clique no link a seguir para baixar a ferramenta Media Creation Tool. Esta é a mesma ferramenta que muitos utilizaram para migrar das versões antigas para o Windows 10. Baixe a opção adequada para o seu sistema operacional, 32 ou 64 bits.


Após finalizar o download e abrir o aplicativo Media Creation Tool, você se deparará com esta tela:
Media Creation Tool

Marque a opção Criar mídia de instalação para outro computador e clique em Avançar.

Na tela seguinte selecione o idioma, a arquitetura e a edição, escolha as seguintes opções:

  • O idioma Português (Brasil).
  • Em Edição, escolha a versão compatível com sua licença (Windows 10 Home ou Windows 10 Pro).
  • E em Arquitetura, escolha se seu sistema é de 32 ou 64 bits.
  • Depois clique em Avançar.
     

Media Creation Tool


Você terá duas alternativas: gravar um arquivo ISO, que pode ser gravado em um DVD depois, ou gravar as informações diretamente em um pendrive. Escolha a opção que você prefere, clique em Avançar.
Media Creation Tool


Depois de seguir todo esse procedimento e só aguardar concluição da criação da mídia de reinstalação do Windows.
Media Creation Tool


Quando eu testei todo esse processo demorei pouco mais de uma hora até terminar. Esse tempo pode variar de acordo com as configurações do seu computador, o desempenho e velocidade da Internet.
Windows Explorer


Como você pode verificar na foto abaixo, o pendrive conectado e dentro dele todos os arquivos e pastas criados para instalar o Windows 10 via DVD ou USB. No meu caso, optei pelo USB, porém ambos irão funcionar.
Disco de recuperação do Windows

Agora chegou a parte mais fácil, testar e fazer a instalação.

Faça o boot do computador usando a mídia que você criou, DVD ou pendrive nos passos anteriores. Escolha a opção de instalar o Windows apenas quando questionado. O grande truque está em escolher a opção Pular todas as vezes que o processo lhe pedir uma chave de produto.

Finalizada a instalação, o Windows 10 deve ficar instalado e ativado corretamente seguindo todos esses passos. Isso acontece, porque a Microsoft tem o registro dos computadores que tem a permissão para rodar esse sistema operacional de forma legal e original, o que deve tornar a chave do produto que você tinha antes inútil. Se a ativação não aconteceu naturalmente, você pode acessar o cmd.exe como administrador e digitar o comando slmgr.vbs /ato, assim você vai forçar a ativação do seu Windows.

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo, assim poderemos interagir e saber sua opinião. Você também pode compartilhar esse artigo, além de seguir nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os novos artigos.

TOP
%d blogueiros gostam disto: