Conheça as diferenças entre os protocolos UDP e TCP

Nesse artigo você irá conhecer as diferenças entre os protocolos TCP e UDP, provavelmente ao acessar as configurações de rede do seu computador, você pode se deparar com alguns protocolos de TCP e UDP, embora tenha muita diferença entre os dois, ambos têm como objetivo transmitir pacotes de dados para a rede web ou local. Apesar de não serem um protocolo único neste tipo de transmissão de dados via IP, são atualmente os mais usados no mundo tecnológico.

O que é e como funciona o UDP

O protocolo UDP se baseia no envio de pacotes de informações, porém este envio remove toda a verificação de erros de uma outra determinada tecnologia, pois seu objetivo real é acelerar o envio de dados, e as verificações de pacotes feitas por outras tecnologias, deixa o envio mais lento devido ao fato de ter que analisar as variadas informações. Quando acionado, este protocolo envia as informações ao destinatário sem se preocupar com a integridade do recebimento, e caso ocorra erros no envio, ele só mostrará no próximo pacote enviado pelo sistema.Em suma, o que podemos dizer é que mesmo que esta transferência de dados tenha vários erros, em resumo ela acelera muita o envio entre as partes.

Em virtude da aceleração muito grande no envio de dados,  este protocolo vem sendo muito usado em situações que não exigem uma correção das perdas. Em caso de usar este protocolo em transferências de vídeos, pode ocorrer uma distorção durante a execução ou até mesmo cortes em determinadas partes do vídeo; uma transferência de vídeo em tempo real é totalmente inviável.

protocolo-UDP

Porém em situações de jogos online, é possível usar o UDP, pois mesmo que ocorra perda de pacotes de dados durante o jogo, a sua partida continua mesmo sem os dados serem recebidos, pois o que importa em uma situação como esta é agilidade e a rapidez do envio de pacotes.

Como funciona o TCP

Diferente do UDP, este protocolo preza pela integridade e segurança no envio de seus pacotes, como uma simples busca em um site. O TCP acessa o site e envia os dados de requisição ao servidor, em seguida o servidor envia o conteúdo da página para o seu computador e estas informações enviadas de volta, são processadas e transmitidas para você. Este processo recíproco acorre todas as vezes que o usuário clicar em um link.

O TCP usa um sistema de numeração próprio para assegurar que os dados enviados cheguem com completa segurança ao seu destino. Caso este envio não ocorra, os dados são reenviados e se o reenvio falhar serão feitas várias tentativas, até que os pacotes cheguem ao destino final. E para completar a tarefa, é feita uma checagem de erros para assegurar que os pacotes não foram danificados durante o percurso.

protocolo-TCP

Por fim podemos tirar a conclusão que o que destaca este protocolo em relação ao UDP são a confiabilidade e segurança, se não fosse pelo TCP, os downloads que fazemos na internet seriam completados com várias partes faltando. Assim, seria impossível assistir vídeos no youtube, ou até mesmo acompanhar os jogos que são transmitidos em sites em tempo real.

liberando-portas-no-modem-TCP-UDP

Estas são as diferenças destacadas entre estes dois protocolos, cada um tem a sua vantagem e desvantagem, porém os dois se completam no envio e na recepção de dados em uma rede.

Segue abaixo, uma vídeo aula do Kretcheu Vídeo Blog, do professor Paulo Kretcheu, explicando com uma excelente didática maiores detalhes sobre os protocolos TCP e UDP.

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo, assim poderemos interagir e saber sua opinião. Você também pode compartilhar esse artigo, além de seguir nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os novos artigos.

TOP
%d blogueiros gostam disto: