Windows XP ou Server 2003 com a mensagem: “O log de segurança deste sistema está cheio”

Ao tentar realizar o logon em uma máquina com Windows XP ou Windows Server 2003, você se deparar com a essa mensagem acima: "O log de segurança deste sistema está cheio. Apenas administradores podem fazer logon para corrigir o problema". Mesmo esse sendo um assunto antigo, resolvi documentar esse problema com mais detalhes e com as telas para solucionar esse caso.

Como o fim do suporte da Microsoft para esses dois sistemas operacionais, o Windows XP em 8 de abril de 2014 e do Windows Server 2003 em 14 de julho de 2015, ficou ainda mais difícil solucionar questões relacionadas aos sistemas operacionais descontinuados da Microsoft.

Esse problema de log de segurança deste sistema está cheio ocorre porque não é possível registrar mais eventos no log de segurança do computador. Quando não é possível gravar eventos no log de segurança, apenas contas que sejam membros do grupo Administradores podem fazer logon no computador.

Para corrigir esse problema podemos optar por duas possibilidades. A primeira opção é fazer logon no computador com uma conta do grupo Administradores e baixar o arquivo Microsoft Fix It 50571, depois execute o Fix It, reinicie o PC e teste o logon novamente.

Pode ser que este assistente Fix It esteja disponível apenas em inglês, entretanto, a correção automática também funciona em versões do Windows em outros idiomas.

Se você não estiver usando o computador que apresenta o problema, salve a solução Fix It em um pen drive ou um CD, em seguida, o execute no computador que apresenta o problema.

A segunda opção para resolver o problema, é usar uma conta que seja membro do grupo Administradores para fazer logon no computador, em seguida, execute estas etapas abaixo para especificar que os eventos do log de segurança podem ser substituídos.

Clique em Iniciar, abra o Painel de Controle, clique em Ferramentas Administrativas e clique em Visualizar de Eventos, ou se preferir, apenas clique em Iniciar, abra o Executar e digite a seguinte informação eventvwr.msc.

Executar

Executar

Após isso abrirá uma tela chamada Visualizar eventos, também conhecida como Visualizador de eventos do Windows, nela clique com o botão direito em Segurança e em seguida clique em Propriedades.

Visualizador de eventos do Windows

Ao abrir a janela Propriedades de Segurança, na área Tamanho do Log, marque  a opção Substituir eventos quando necessário.

Propriedades do Visualizar de eventos

Após isso é só clicar em Aplicar, depois em OK e fechar o Visualizador de Eventos. Pronto seu problema de logon foi resolvido com sucesso.

A informação contida neste artigo sobre o log de segurança deste sistema está cheio pode ser aplicada aos sistemas operacionais:

  • Microsoft Windows Server 2003 Enterprise Edition (32 bits x86)
  • Microsoft Windows Server 2003 Datacenter Edition (32 bits x86)
  • Microsoft Windows Server 2003 Standard Edition (32 bits x86)
  • Microsoft Windows XP Professional x64 Edition
  • Microsoft Windows XP Professional

 

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo, assim poderemos interagir e saber sua opinião. Você também pode compartilhar esse artigo, além de seguir nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os novos artigos.

TOP
%d blogueiros gostam disto: