Problemas de formatação de texto no WordPress

Como já mencionei anteriormente, sou especialista em redes de computadores, trabalho e estudo mais temas relacionados a infra estrutura de redes e servidores, portanto ao me aventurar em pegar quinze dias de férias de colocar em prática um desejo e sonho de criar meu site, tive que novamente me aventurar em programação para desenvolvimento deste site. Para isso tive e tenho que estudar bastante para resolver simples questões que encontro no dia a dia da criação e manutenção deste site. Pensando nisso e mantendo o objetivo deste blog resolvi registrar meu primeiro desafio nessa jornada, como resolver os problemas de formatação de texto no WordPress.

Existem hoje no mercado diversas ferramentas do tipo CMS – em português, Sistema Gerenciador de Conteúdo (SGC). Para criação deste meu site, utilizei a ferramenta CMS mais utilizada no mundo, o WordPress.

 

WordPress é um aplicativo de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais. O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

Fonte: Site da Qualinfo

 

Algo em comum que encontrei em minhas pesquisas para resolver meu problema de formatação de textos com o WordPress, foram pessoas reclamando do mesmo problema a muito tempo, até mesmo anos. Eu também pesquisei bastante, até conhecer a recomendação feito pelo Flávio Ribeiro Tubino em seu blog. Ele publicou um artigo em setembro de 2011, repassando sua experiência de qual editor de texto utilizar.

Ao instalar o WordPress, ele tem como editor de textos padrão o TinyMCE, o nome do editor WYSIWYG usado no WordPress. Ao iniciar seus trabalhos com o TinyMCE, você percebe algumas limitações e até mesmo problemas, tais como, elimina ou desconfigura completamente as tabelas, às vezes até mesmo aquelas inseridas na mão com código HTML, ao concluir uma formatação simples, você percebe o seu texto está pronto, após clicar em salvar ou publicar ele volta sem nenhuma formatação, perdendo todo edição e formatação. Outro problema muito comum é a quebra de linha, ao inserir um post com alguma formatação e uma quebra de linha normal, pressionando enter logo depois de cada linha ou frase, o editor salva corretamente, mas na próxima vez que for editar a postagem, estará tudo agrupado novamente. Sem falar em diversos problemas com alinhamento de imagens e etc.

Existem diversas formas para se resolver essa questão, eu preferi trocar definitivamente de editor de texto. Instalei e testei o CKEditor, que é o editor WYSIWYG com mais de noventa mil instalações ativas pelo mundo. Recomendo fortemente o CKEditor, ele é muito mais completo, flexível e fácil de usar que o TinyMCE e o melhor de tudo, com ele corrige todos os problemas que mencionei no paragrafo anterior. Após instalar o CKEditor, todos os meus problemas de formatação do WordPress foram resolvidos.

Tela CKEditor

Fica a dica: as vantagens e benefícios de cada editor de texto ou até mesmo qualquer plugin do WordPress, é uma questões de gosto, necessidade, benefícios e facilidades individuais, ou seja, para cada pessoa ou necessidade você irá encontrar uma ferramenta mis adequada, basta procurar na Internet que você não terá dificuldades em encontrar algo que o ajude a resolver seus problemas.

Se você gostou desse artigo sobre problemas de formatação de texto no  WordPress, compartilhe e siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os novos lançamentos.

Também deixe seu comentário abaixo, assim poderemos interagir e saber sua opinião.

  • Olá Keila, primeiro muito obrigado por comentar. Sobre sua dificuldade, eu não tive problema semelhante ao que você descreveu. Para te ajudar melhor teria que dar um olhada com mais detalhes, mas recomendo o seguinte, primeiramente tente remover o plugin do CKeditor dentro do WordPress, salve as alterações e verifique se sua página volta ao normal. Caso sim, realmente existe um problema com o editor em seu site, podem ser somente configuração ou um nova instalação. Eu já tive outros problemas com incompatibilidade de plugins com meu site, em casos diferentes, mas uma remoção e reinstalação resolveu o problema. Recomendo você sempre realizar um backup completo do seu site diariamente ou sempre antes de realizar alterações significativas. Como disse no post, usei um parte de minhas férias em 2015 para montar esse site, realizei diversos testes com plugins e temas antes de escolher as melhores opções. Se desejar conversar melhor sobre o caso, estou a disposição.

  • Keila Marques

    Olá. Baixei o CKeditor como você recomendou e agora as minhas galerias de imagens não aparecem no post. Isso também aconteceu com você? Sabe como posso resolver esse problema?

TOP
%d blogueiros gostam disto: