Como recuperar senha de root usando GRUB

Se você precisa redefinir a senha de root em um servidor ou computador com o sistema operacional GNU/Linux, este guia pode te ajudar. Nele, vou explicar como recuperar senha de root usando GRUB. Com o GRUB, é possível modificar temporariamente as configurações de inicialização do Kernel e definir o bash como processo inicial, o que lhe dará acesso administrativo logo de cara. Então, vamos começar!

1º Passo: Editando a inicialização da imagem do Kernel

Durante o carregamento do GRUB, pressione “e” para entrar no modo de edição, ao invés de “Enter“. Aqui, realizaremos modificações temporárias para fazer um boot personalizado e recuperar a senha do usuário. Basicamente, passaremos o parâmetro init do carregamento do Kernel para o processo que queremos inicializar logo de início, no caso, o bash. Com esse processo, ganharemos uma Shell administrativa com permissões de root logo de início, facilitando os próximos passos.

Procure pela imagem do seu Kernel e pelo UUID do seu HD, conforme o exemplo:

linux /vmlinuz-2.6.32-5-686 root=UUID=1c5f16d2-NUMERO-DE-IDENTIFICACAO-DO-HD ro quiet  

E altere esta linha para:

linux /vmlinuz-2.6.32-5-686 root=UUID=1c5f16d2-NUMERO-DE-IDENTIFICACAO-DO-HD ro init=/bin/bash

Posteriormente, pressione CTRL+X para iniciar o sistema com essas configurações temporárias.

2º Passo: Redefinindo a senha do root com a Shell provisória

O sistema deve inicializar com o bash e permissões de root. O primeiro passo é remontar o HD com permissões de escrita e redefinir a senha normalmente. Após concluir, reinicie e utilize o sistema normalmente com sua nova senha.

Para remontar o HD com permissões de escrita, utilize o comando abaixo:

montar -o remontar,rw /

Além disso, você pode redefinir a senha com o seguinte comando a seguir:

senha

Da mesma forma, execute o comando a seguir para reiniciar o sistema concluíndo este processo. Em alguns casos, pode ser necessário reiniciar manualmente. Com estas dicas, você aprendeu como recuperar senha de root usando GRUB de forma fácil e eficiente. Até o próximo artigo.

TOP