RapidEE – um editor de variáveis ​​de ambiente mais amigável

No Windows existem diversas variáveis de ambiente, que nos fornecem várias informações diferentes sobre o nosso sistema. Existe a possibilidade de alterá-las utilizando o prompt de comando, mas agora quero lhe mostrar um pequeno programa que nos permite alterá-las de um modo um pouco mais visual e de forma mais clara, este programa se chama RapidEE um editor de variáveis ​​de ambiente mais amigável.

Rapid Environment Editor (RapidEE) é um editor de variáveis ​​de ambiente. Ele inclui uma GUI fácil de usar e substitui a pequena e inconveniente caixa de edição do Windows.

Programa RapidEE

Ele é um editor de variáveis de ambiente, que usa a interface gráfica mais amigáveil para exibir tanto as váriaveis ambientes do sistema (lado esquerdo), como as variáveis ambientes do usuário (lado direito).

Para fazer sua instalação, basta clicar aqui e escolher a opção Download RapidEE_setup.exe.

Programa RapidEE Download

A instalação é bastante simples, bastando apenas seguir o instalador.

Com ele instalado, podemos fazer as operações como editar, modificar e criar novas variáveis atráves de sua interface.

Criando novas variáveis

Para adicionar uma nova variável, basta clicar com o botão direito e selecionar Add Variable. Aperecerá uma caixinha com o nome da váriavel que você deseja criar, e a opção de selecionar o contéudo como uma String normal ou Expanded String. A diferença é que devemos usar Expanded String quando queremos usar uma váriavel que referencie outra, por exemplo, caso queiramos criar uma váriavel chamada PASTA_TEMP, que tenha o valor %TEMP%, referenciado o valor da váriavel TEMP.

Editando variavéis

Para editar o valor de alguma variável, basta expandir seu conteúdo clicando no simbolo de + ao lado do nome dela, e dar um duplo clique no valor que desejámos alterar. 

Editando variáveis

Adicionando novos valores

Para adicionar novos valores, clicamos com o botão direito na variável que queremos alterar e selecionamos a opção Add value…. Podemos escrever o caminho na mão, como fazíamos no prompt, ou selecionar entre as opções Insert directory path… e Insert file path… para inserir uma pasta ou um arquivo, respectivamente, através do sistema de janelas do Windows.

Inserindo variáveis

Removendo duplicatas e variáveis em branco

Quando estamos alterando o PATH, podemos cometer algum erro, como inserir duas vezes a mesma variável ou inserir uma variável em branco, e isto é um pouco difícil de detectar quando estamos na linha de comando, pois se o PATH for muito grande, pode ficar difícil de notar algum descuido nosso.

Ferramenta CleanUpPaths

O RapidEE tem uma função que corrige isto automaticamente para gente, é a Cleanup Paths, que remove valores repetidos e valores em branco. Para usá-la basta clicar com o botão direito em cima de uma variável e selecioná-la, veja só:

Ferramenta CleanUpPaths

Repare que na imagem acima, temos a pasta C:\Users\caelum\bin adicionada diversas vezes, e inclusive temos um valor em branco. Vamos corrigir isto com o Cleanup Paths :

Path Limpo

Bem fácil de organizar nosso PATH, não é mesmo?

Detectando caminhos inválidos.

Um outro erro bastante comum quando estamos instalando programas ou alterando a variável PATH é que acabamos criando certos caminhos inválidos. O RapidEE detecta isto para a gente e coloca esses caminhos em vermelho:

Caminho Inválido

Ficando muito fácil de identificá-lo, agora basta selecionarmos o caminho inválido e apagá-lo com a tecla delete do seu teclado 🙂 .

Salve suas modificações!

Uma coisa importante ao utilizar a ferramente RapidEE é lembrar de salvar as alterações antes de fechá-la, clicando no pequeno ícone de salvar da barra de ferramentas dele.

Botão salvar

Ele dá um pequeno aviso caso você tente fechar sem salvar, mas é bom te informar com antecedência para você não se esquecer!

Como você já deve ter notado, é muito importante ter o conhecimento dos comandos do prompt, porém para quem é iniciante neste mundo existem essas ferramentas visuais que nos dão um suporte caso não estejamos totalmente confiantes nas alterações que fizemos pelo prompt.

O RapidEE além de nos permitir visualizar nossas variáveis de ambiente, também é muito útil para debugar problemas na variável PATH, removendo suas entradas duplicadas com o Cleanup Path e marcando em vermelho as entradas inválidas que por acaso podem ter sido adicionadas lá sem querer. Afinal, até os desenvolvedores mais experientes cometem erros.

Guarde mais este conhecimento na sua caixa de ferramentas mental que tenho certeza que um dia ele pode vir a ser útil com você.

TOP