Como exibir informações do PC na área de trabalho
Quem trabalha em suporte sabe o quão desafiador pode ser manter uma comunicação clara e objetiva com usuários, especialmente aqueles com pouco ou nenhum conhecimento em operações básicas de computador.
Com frequência, os analistas enfrentam dificuldades em obter informações simples do usuário, como o número de endereço IP, a versão do sistema operacional ou até mesmo o nome do usuário.
Para agilizar o atendimento e evitar tais situações, é possível utilizar o BGInfo, uma ferramenta da família de produtos Sysinternals da Microsoft. O BGInfo exibe uma série de informações úteis sobre o computador na área de trabalho, o que pode ser facilmente identificado por qualquer pessoa que opere o sistema.
A seguir, apresento um tutorial simples sobre como implantar essa ferramenta.
-
O download do BGInfo é simples: basta acessar o site do TechNet ou clicar aqui. Após descompactar, execute o arquivo e aceite os termos de uso. Não é necessário instalar o software nas máquinas, pois se trata de um executável, para baixa-lo, clique aqui.
-
Configuração: embora a janela do BGInfo permita diversas configurações, aqui mencionaremos apenas o essencial.
Área do texto: Nesta área é possível digitar o que vai aparecer na Área de trabalho. Repare que é possível formatar o texto da maneira que preferir, escolhendo cor, tamanho, alinhamento e fonte. (Deixei o endereço IP em verde para que fique em evidencia para o usuário.)
Fields: Aqui você irá escolher quais informações serão exibidas, após clicar na opção clique em Add. (Coloquei os campos na frente do texto, mas você pode colocar onde preferir.)
Position: Agora iremos escolher em que posição da tela manteremos as informações. (Procure um posicionamento que não tenha a visualização prejudicada por ícones ou gadgets)
Aplicar: Clique no botão Apply e verifique o resultado na sua própria área de trabalho.
3º Salvar
Após personalizar as informações da área de trabalho precisamos salvar um arquivo com essas modificações, para isso clique em File no menu superior e em seguida clique em Save as e escolha onde deseja salvar o arquivo.
4º Rodando nas máquinas
Para rodar de forma automática vamos precisar do executável do BGInfo, do arquivo de configuração que salvamos e de uma BAT que será responsável por executar o arquivo.
Separe o executável do BGInfo e o arquivo de configuração em uma pasta na raiz do disco local. (No meu caso coloquei em uma pasta com o nome BGInfo)
Agora abra o bloco de notas , copie e cole o conteúdo abaixo:
@echo off
C:\BGInfo\Bginfo.exe /accepteula C:\BGInfo\path_hosts.bgi /timer:0 /silent
|
Observação: as opções /accepteula, /timer:0 e /silent servem para aceitar automaticamente os termos de uso e para rodar o programa em modo silencioso, para não aparecer nada na tela do usuário.
Salve o arquivo BAT e coloque na pasta Inicializar do usuário. Caso não lembre, o caminho da pasta no Windows 7 é: “%appdata%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup”.
Pronto! Cada vez que o usuário fizer logon no computador, o arquivo BAT será executado, o BGInfo irá abrir e as informações aparecerão na área de trabalho.
É possível configurar o BGInfo através de GPO (políticas de grupo), disponibilizando a pasta do BGInfo na rede, alterando os caminhos na linha de comando e configurando um script de logon com a BAT. Além disso, o BGInfo pode ser configurado nos servidores do seu data center para identificar mais rapidamente o servidor, seja quando estiver conectado via TS ou diretamente pelo KVM. Essa ferramenta é muito útil no suporte aos usuários, tornando a comunicação mais clara e objetiva, principalmente com aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento em operações básicas no computador. Até a próxima!