Como saber quando o Windows foi reiniciado ou desligado?

Independente de qual seja seu conhecimento em computadores, nesse tutorial vou ensinar como saber quando o Windows foi reiniciado ou desligado. Somente a título de curiosidade, no sistema operacional Linux basta rodar o comando uptime, presente em quase todas as distribuições. Existem diferentes formar de descobrir isso:

1 – Através do EventViewer, ou seja, Log de Eventos do Windows.

Como saber quando o Windows foi reiniciado ou desligado através do Visualizar de Eventos do Windows. Abra o EventViewer, também conhecido como Visualizar de Eventos do Windows. Clique duas vezes em Log do Windwos, depois em Sistema, em seguida com em cima de Sistema, clique com o botão direito do mouse em Lcoalizar. A opção Localizar também está disponível do lado direito da página. Na janela que vai abrir, digite 1074 ou 1076 e tecla Enter.

A diferença entre esses dois códigos é:

1074 = Para localizar um evento Planejado
1076 = Para localizar um evento Não Planejado

Segue abaixo uma tela com marcações em amarelo para facilitar o passo anterior.

 

EventView

Quando você localizar um evento e clicar sobre ele verá algo como:

 

EventViewMsg


Veja no final da primeira linha que o evento no meu exemplo acima foi para um Evento Não Planejado e que o Tipo de encerramento foi Desligado.

2 – Como saber o uptime pelo Gerenciador de Tarefas do Windows

Outra forma de saber Como saber quando o Windows foi reiniciado ou desligado é verificando essa informação na aba Performance (Desempenho) do gerenciador de tarefas. No Windows 8 fica destacado, já que aumentaram bem o tamanho da fonte:

 

Gerenciador de tarefas

3 – Outras formas de saber quando ou o motivo pelo qual o Windows foi reiniciado ou desligado pode ser usando estes comandos:

systeminfo

ou

net statistics workstation

ou

net statistics server

Os dois últimos exibem a hora de início de atividade da rede (que será segundos depois do computador iniciado). O systeminfo é mais completo, exibindo um relatório com alguns detalhes do computador:

 

cmd

Veja que ele também permite descobrir a data de instalação do Windows!

Como usar o prompt de comando?

Mesmo você não sedo nenhum especialista em tecnologia da informação ou um nerd dos computadores, não se assuste com essa tela preta, ela é muito mais fácil de utilziar do que voê imagina.

Para começar, digite cmd no campo de busca do menu Iniciar (ou na tela inicial do Windows 8, 8.1 ou 10). Aparecerá o prompt de comando, clique nele com o botão direito do mouse e para executa-lo com privilégios de administrador.

Os comandos devem ser simplesmente digitados ou colados, por exemplo, digite systeminfo e tecle enter. O programa será executado e mostrará o resultado na tela preta.

Isso é um terminal, console, prompt de comando… Os programas não precisam de janelas para existirem. Alguns programas executam tarefas bem simples que basta uma interface mínima, por isso a linha de comando. Ela tem outros benefícios, facilita a interação de um programa com outro, os programas são leves…

Aproveitando, é bom tomar cuidado com o que você digita no prompt de comando, já que pode alterar configurações do sistema e/ou apagar arquivos. Não saia colando no prompt tudo o que ver pela frente. Se duvidar de uma dica divulgada, como o systeminfo ou net statistics… basta procurar pelo termo num site de busca para encontrar maiores referências do que aquilo faz.

Uma pequena dica: CTRL+C no terminal não copia, mas encerra o programa ativo (se algum programa estiver rodando, enquanto o prompt não está liberado para uso). Para copiar prefira usar o botão direito ou o menu.

 

TOP